Homem e mulher o criou

VOLUME III

Sumário

A liberdade em Sófocles [Bernardo Miguel Amarelo]
Neste trabalho pretendemos abordar a questão da liberdade segundo Sófocles, partindo das suas obras Édipo-Rei e Antígona, não apenas como reflexão histórica mas como parte do caminho da humanidade, pondo estas tragédias em diálogo com a tradição bíblica, no texto do Antigo Testamento do livro de Job.


Amizade segundo Aristóteles: Estudo do tema na obra Ética a Nicómaco [Tomás Castel-Branco]
O presente trabalho aborda a análise filosófica da essência e das formas dessa virtude, tendo como principal base de estudo o capítulo VIII da obra Ética a Nicómaco.


Fenomenologia do corpo sexuado [António Paulo Baptista]
O trabalho pretende apresentar um aprofundamento do tema "fenomenologia do corpo". Procurando estudar os fenómenos do corpo nas dimensões sexuais, deparamo-nos com o facto de não se tratar de uma redução do tema, mas sim de uma dimensão que está presente na totalidade do corpo da pessoa, ou seja, na totalidade da pessoa.


A solidão original: a antropologia do corpo nas catequeses sobre a teologia do corpo [José Dinarte Reis]
Há um problema antropológico fundamental que será alvo de análise nesta exposição: a solidão original do homem. Para ir ao encontro destas questões partiremos das catequeses de São João Paulo II acerca da teologia do corpo.


A alma como espírito, «forma substancial» do corpo [João Brites Moita]
Ao longo trabalho darei a conhecer várias visões de diversos autores acerca do conceito de alma, partindo dos filósofos pré-socráticos, de Platão a Aristóteles, Santo Agostinho e mais tarde São Tomás, entre outros.

A alma (ou psique), estrutura "entre"o corpo e o espírito [Miguel Romão Rodrigues]
Este trabalho pretende elaborar uma breve abordagem ao tema da alma (ou psique) como estrutura "entre" o corpo e o espírito ao longo da história da antropologia.


O Homem à luz de Cristo no Concílio Vaticano II [Rúben Miguel Barrão]
Este trabalho, na área da Protologia, corresponde ao resumo e reflexão de um artigo da autoria do sacerdote jesuíta, Pe. Luis Ladaria, s.j., intitulado "El hombre a la luz de Cristo en el Concilio Vaticano II".